A Engenharia Metalúrgica é um ramo dedicado ao estudo específico dos materiais metálicos utilizados nas indústrias. O Engenheiro Metalúrgico possui conhecimento aprofundado dos metais, caracterização estrutural e de suas propriedades, além da produção e processamento no âmbito dos materiais metálicos, assim como suas aplicações. Sendo responsável pela transformação dos minérios em metais e ligas metálicas, projetos de tratamento e de produção de metais e ligas metálicas.
Se optar por essa engenharia, basicamente você será o profissional que irá desenvolver e coordenar projetos de tratamento e produção de metais. Além disso, irá combinar esses metais com outros materiais, como plástico e vidro, criando compósitos com propriedades novas.
Como o Engenheiro Metalúrgico trabalha?
O profissional de Engenharia Metalúrgica pode ter como área de atuação a fundição de metais e sua caracterização, o tratamento metalúrgico e termomecânico, o desenvolvimento de ligas metálica e a metalurgia extrativa.
O engenheiro metalurgista pode atuar nas indústrias na parte de fundição de metais, ou seja, na transformação desses materiais para o uso industrial. A fundição de metais nada mais é que a transformação de fase do metal sólido em líquido para serem despejados em moldes e transformados em uma nova peça de acordo com a forma do molde.
Na área de caracterização de metais, o profissional trabalha em análises qualitativas e quantitativas, com a finalidade de identificar como o metal pode ser classificado. O papel do engenheiro, aqui, é determinar quais são os constituintes de certo material (aspecto qualitativo) e quantificar os componentes presentes no mesmo, encontrando as concentrações de cada elemento (aspecto quantitativo).
No tratamento metalúrgico e termomecânico, é função do engenheiro metalúrgico controlar o processo de transformação de metais, tanto os ferrosos quanto os não ferrosos.
Ou seja, Ele também pesquisa e estuda a composição e as propriedades dos metais, visando escolher os processos de tratamento e beneficiamento mais adequados.
O destaque, com certeza, é para a área de desenvolvimento de ligas metálicas. O Engenheiro Metalúrgico trabalha com metais ferrosos e não ferrosos, desenvolvendo ligas metálicas ferrosas ou não ferrosas. O profissional também participa do planejamento, das etapas de fabricação e do controle de qualidade em usinas siderúrgicas, além de definir as técnicas que serão utilizadas com cada tipo de liga.
O engenheiro metalúrgico também poderá atuar na área de metalurgia extrativa, trabalhando com os processos de obtenção de metais e sais metálicos advindos de fontes minerais, minérios, concentrados e também resíduos.